sábado, 13 de novembro de 2010

Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.24, n.3, p.405-12, jul./set. 2010 • 405

Precisão do conhecimento de resultados
no processo adaptativo em crianças
CDD. 20.ed. 152.
Rafael dos Santos HENRIQUE*
Aline Kety Maria de SIQUEIRA*
Natália Barros BELTRÃO*
Amanda Polyane Porto EPIFANIO*
Maria Teresa CATTUZZO*
*Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da precisão de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora. Quarenta e oito crianças com idade entre oito e 10 anos (♂ = 9,33 ± 0,70 anos e ♀= 9,16 ± 0,81 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo sobre uma mesa, mediante o lançamento de discos metálicos. Foram formados três grupos experimentais de acordo com o nível de precisão do CR: pouco preciso (GPP), preciso (GP) e muito preciso (GMP), além do grupo controle (GC), sem CR. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Os resultados indicaram diferença estatística a favor do GMP em comparação aos demais grupos, indicando que a maior precisão do CR favoreceu a estabilização da estrutura e a adaptabilidade do sistema, numa tarefa com meta de precisão espacial, em crianças.

Unitermos: Aprendizagem; Conhecimento de resultados; Prática; Desempenho psicomotor


Para Baixar o Artigo na Integra em Pdf clique no link abixo
http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/RBEFE_v24n3artigo11.pdf


Att.
Eduardo dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário